quinta-feira, 9 de novembro de 2023

O DOM da Cura. Como podemos te ajudar...


O DOM DA CURA

Os dons de curar são recursos espirituais, de caráter sobrenatural, que atuam na cura de enfermidades físicas, psicossomáticas ou emocionais.

Atuam em qualquer tipo de enfermidade. Por isso a expressão está no plural. Sua concessão às pessoas deve-se ao fato de que o Universo quer dar saúde e bem estar a todos.

DONS DE CURAR NA BÍBLIA E LIVROS MAIS ANTIGOS QUE A BÍBLIA

No Antigo testamento, ele se manifestava ao povo de Israel como o “Jeová Rofeca”, ou “Jeová Rafá”

 — O Senhor que Sara (Êx 15.26; SI 103.3). Neste sentido os Dons da Cura foram apropriados pelas igrejas, especialmente as evangélicas, que aplicam uma suposta cura, sem qualquer técnica, o que muitas vezes fazem mais mal que propriamente curam. Quando não se utilizam de expedientes nada éticos e cristãos como os engôdos que se veem por ai aos montes dentro das chamadas "igrejas".  

As pessoas em geral são descrentes do poder do Deus Universal. Mas, quando veem uma cura de câncer, por exemplo, sua fé é despertada para o poder de Deus Universal. (Não donfundir com o deus bíblico).

Milagres de cura, sem transformação de vidas, pelo poder do um suposto evangelho de Cristo, tornam-se apenas elementos de “shows” para glorificação do pregador. Mas quando as curas contribuem para a glorificação do curado, têm grande valor para a divulgação do "evangelho", até porque é promessa de Jesus à sua verdadeira igreja a delegação de poder para curar enfermidades, como parte da missão de pregar o evangelho (Mc 16.15-18 ).

OS SINAIS DEVEM SEGUIR OS QUE CREREM

Como os sinais devem seguir “aos que crerem”, pode-se entender que pode haver curas, ministradas por uma pessoa, que não tem o dom ou dons de curar. Num momento, um evangelizador, num hospital, ou em outro lugar, pode dizer para um doente: “Em nome de Jesus seja curado”, e o enfermo levantar-se sadio. No entanto este poder não vem através do evangelizador e sim porque ele está dentro da própria pessoa enferma, que desperta para o seu próprio dom

DONS DE CURAR E SUA VARIEDADE

É interessante notar que todos os outros dons estão no singular. Mas os dons de curar estão no plural. Não há, portanto, um “dom de curar”, mas uma variedade deles. Os estudiosos não são unânimes na interpretação desse assunto. Há quem acredite que um crente, seja lá no que for, desde que acredite na sua força interior, tenha capacidade para curar qualquer enfermidade.

A pluralidade dos dons de curar parece indicar que há pessoas que têm o dom de orar por determinadas enfermidades e outras, para orar por outros tipos de doenças. Mas o que se esquecem de dizer ou comentar, por mais óbvio que seja, é que este DOM não é algo externo, ele esta dentro de você. Precisa apenas ser despertado. 

O DOM PARA GLÓRIA DA CRIAÇÃO

Stanley Horton diz:

Ninguém pode dizer: 

‘Eu tenho o dom de curar‘, como se este dom pudesse ser possuído e ministrado ao bel-prazer da pessoa. Cada cura necessita de um dom especial, não à pessoal o dom, mas por meio daquela pessoa para o indivíduo doente, de forma que O Universo/Deus recebe o pedido. Portanto, Ele é quem cura (At 4.30)."

Infelizmente, o que se vê, em muitos programas de TV, de determinadas igrejas, é o endeusamento do pastor, do bispo ou apóstolo, que ministra curas de maneira cotidiana. Não que essas pessoas não são curadas, mas a exaltação do ministrante de curas ofusca a glória que só pertence ao Universo/Deus.

Diz Boyd acerca desses dons:

"Não concordamos com a opinião de que este dom garante a libertação do enfermo, independente da soberania divina ou das condições espirituais e morais do enfermo."

De fato, há ensinos heréticos, desde o século passado, no seio de igrejas evangélicas, notadamente das neopentecostais, que entendem que o possuidor do dom ou dos dons de curar têm poderes ilimitados. Mas não é bem assim. Se uma pessoa está doente, pode buscar a cura, através da oração da . No entanto, Deus/Universo não está obrigado a atender todos os pedidos ou súplicas pela cura de nenhuma pessoa.

O Pr. Eurico Bergstén corrobora esse entendimento, quando afirma:

"Esse dom não significa uma capacidade de curar quando e como a pessoa quer, porém é sempre uma transmissão de poder do Espírito Santo. Por isso, é indispensável que o portador do dom esteja ligado a Cristo e siga a sua direção…"

CONCLUSÃO

E desejável que as pessoas doentes, que precisam de verdadeiras curas, possam ser orientadas sobre os aspectos que envolve essa cura, sendo verdadeiramente ensinadas a aproveitar o seu próprio DOM interior.  Certamente, os dons de curar são muito necessários, num mundo em que as enfermidades têm-se multiplicado assustadoramente, a despeito dos notáveis avanços da medicina.

Esses dons são recursos especiais à disposição de qualquer um, e não apenas das chamadas igreja do Senhor Jesus Cristo. E, sob a soberania de Deus?Universo, e segundo a fé, as pessoas crentes em seu poder interior sejam beneficiados com a cura das enfermidades físicas, espirituais e/ou emocionais.

As curas holísticas usam vários métodos para que sejam levadas a cada paciente os princípios sagrados e herméticos passados de geração em geração através dos séculos. Este tipo de cura chegou até os dias atuais através de ensinamentos e tradições já vividas no antigo Egito e antes deles pelos povos Sumérios e da Mesopotâmia.

Chamamos a sua atenção para não se deixar iludir por métodos de curas que prometem instantaneamente a cura de enfermidades, sem tratamento, sem disciplina mental, espiritual e em muitos casos a mudança de comportamento pessoal. 

Estamos aqui para lhe ajudar a despertar para o DOM da cura interior e usamos para isso métodos holísticos consagrados a milênios. Seja através da cura espiritual com o consequente equilíbrio energético do ser superior, seja com o uso de medicina alternativa, inclusive a medicina Ayurveda. (Veja aqui) e outras doze formas de terapias listadas. Veja AQUI.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search