Aprenda a meditar e se aproxime do Universo


Por que aprender a meditar?

Uma seleção de benefícios que estão associados com aprender a meditar.

Vídeo aprenda a meditar no final da matéria

Por que a meditação é tão popular em nosso tempo, especialmente em nosso mundo secular? A principal resposta é que ele demonstrou ser um excelente antídoto para o estresse, que é a causa de muitas doenças em nosso tempo presente. O estresse afeta a liberação de hormônios importantes na corrente sanguínea. Os dois mais importantes são a serotonina e o cortisol. Aqui estão quatro razões pelas quais meditar:

  • Antídoto para o estresse;
  • Reduz a ansiedade e a depressão;
  • Reduz o risco de doença cardiovascular;
  • Proporciona o encontro na totalidade da mente e espírito;
  • Você pode encontrar a plenitude do ser total.

"De uma perspectiva espiritual, você relaxa para meditar, em vez de meditar apenas para relaxar".

Esses benefícios da meditação para a saúde também vêm no caminho daqueles que praticam a meditação como uma disciplina espiritual, mas são vistos como efeitos colaterais positivos e não como o principal objetivo da disciplina. 
  • A meditação como uma disciplina espiritual não é apenas sobre uma plenitude do corpo, mas também uma plenitude da mente e do espírito – uma plenitude do nosso ser total; 
  • O silêncio da meditação permite nos transformar em quem devemos ser, um ser pacífico e harmonioso agindo por amor. Nós nos movemos da superfície para a profundidade do nosso ser, onde Cristo habita. E ao fazê-lo, não só entramos em um melhor relacionamento com nós mesmos, mas também com os outros, com a criação e com a Realidade Divina, na qual todos estão inseridos.
Como meditar?

A meditação é algo que todos podem fazer, veja como.
  • Sente-se.
  • Sente-se quieto com as costas retas.
  • Feche os olhos levemente.
  • Então, interiormente, silenciosamente, comece a recitar uma única palavra – uma palavra, oração ou mantra.
Recomendamos a antiga palavra-oração cristã “Maranatha”. Diga-a com quatro sílabas igualmente separadas. Respire normalmente e dê toda a sua atenção à palavra como você a diz, silenciosamente, gentilmente, fielmente e – acima de tudo – simplesmente.

A essência da meditação é a simplicidade. Fique com a mesma palavra durante toda a meditação e em cada meditação dia após dia. Não visualize, mas ouça a palavra, enquanto você a diz. Deixe de lado todos os pensamentos (até mesmo bons pensamentos), imagens e outras palavras. 

Não lute contra suas distrações: deixe-as ir dizendo sua palavra fielmente, gentilmente e atentamente e retornando a ela assim que perceber que parou de dize-la ou quando sua atenção vaguear.

Com que frequência devo meditar?

Medite duas vezes por dia, de manhã e à noite, entre 20 e 30 minutos. Pode levar um tempo para desenvolver essa disciplina e o apoio de uma tradição e uma comunidade é sempre útil.


Vídeo aprenda a meditar


Há só uma senda até ao Caminho; só chegado bem ao fim se pode ouvir a Voz do Silêncio. A escada pela qual o candidato sobe é formada por degraus de sofrimento e de dor; estes só podem ser calados pela voz da virtude.
Ai de ti, pois, discípulo, se há um único vício que não abandonaste; porque então a escada abaterá e far-te-á cair; a sua base assenta no lodo fundo dos teus pecados e defeitos, e antes que possas tentar atravessar esse largo abismo de matéria, tens de lavar os teus pés nas águas da renúncia.
Acautela-te, não vás pousar um pé ainda sujo no primeiro degrau da escada. Ai daquele que ousa poluir um degrau com seus pés lamacentos. A lama vil e viscosa secará, tornar-se-á pegajosa, e acabara por colar-lhe o pé ao degrau; e, como uma ave presa no visco do caçador sutil, ele será afastado de todo o progresso ulterior.
Os seus vícios tomarão forma e puxá-lo-ão para baixo. Os seus pecados erguerão a voz, como o riso e soluço do chacal depois do sol se por; os seus pensamentos tornar-se-ão um exército e levá-lo-ão consigo, como um escravo cativo.
Lembra-te, tu que lutas pela libertação humana, que cada falência é um triunfo, e cada tentativa sincera ao seu tempo recebe o seu prêmio. Os santos germes que brotam e crescem invisíveis na Alma do discípulo, dobram como juncos mas não quebram, nem podem eles perder-se. Mas quando a hora soa, desabrocham.

Por Helena Blavatsky

 

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search