🙊 A "voz do silêncio" de que falamos é uma alusão à inspiração verdadeiramente divina



O que é?

A "voz do silêncio" de que falamos é uma alusão à inspiração verdadeiramente divina, à comunicação direta do devoto com sua alma imortal, condição obtida somente após um longo e árduo processo de treinamento, desenvolvimento e purificação pessoal, que pode levar diversas vidas para ser completado.

Qual a origem do silêncio?

Resumo: Etimologicamente a palavra silêncio vem do latim silentiu que significa estado de quem cala, privação de falar, sigilo, segredo. Esta referência ao silêncio faz do não-dito, o lugar da palavra que não foi verbalizada, mas está ali para ser desvelada pelo olhar interpretante do outro.

Qual é o poder do silêncio?

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.

Qual o verdadeiro significado de silêncio?

É o estado de quem se abstém ou para de falar. É possivelmente a cessação de som ou ruído.

O que diz a psicologia do silêncio?

O silêncio é um dizer que faz surgir um sentido, a saber, na pausa, nos intervalos, nas reticências. O sentido que se revela no silêncio diz respeito a um contexto, o qual atualiza a história do sujeito. Para a psicanálise esse contexto é o da análise, onde o silêncio anuncia o discurso do inconsciente.

Por que o silêncio machuca tanto?

O que acontece é que quando não verbalizamos nossa experiência e não contamos das nossas necessidades não atendidas, a tendência é que os incômodos se acumulem e acabem sendo ditos de maneira que machuca.



Qual a importância do silêncio no mundo espiritual?

Qual é a importância do silêncio na prática espiritual? O silêncio é fundamental na prática espiritual, pois ajuda a acalmar a mente e a conectar-se com o divino. É através do silêncio que se pode ouvir a voz interior e receber orientação espiritual.

O que Freud diz sobre o silêncio?

Freud aponta que essa alteridade radical, silêncio estrutural do ser, expressa pelo unheimlich, se liga à angústia infantil do estado de desamparo primordial. Se no início é o silêncio, no final também é o silêncio. Esse seria o silêncio primordial do qual fala Kovadloff em seu livro.

Quando Deus pede silêncio?

Jesus muitas vezes se retirava para lugares solitários, silenciosos, para estar sozinho com Deus. Quando Deus nos pede silêncio é porque quer de nós uma atitude humilde, de quem se deixa vencer a si mesmo para ser vencedor com Ele. O silêncio nada mais é do que nos redermos Àquele que é o Senhor de nossa vida.

Qual a sabedoria do silêncio?

A sabedoria popular nos ensina que, em certos momentos, o silêncio é a melhor resposta. Quando percebemos que nossas palavras podem ferir alguém ou quando elas apenas refletem nossa própria dor, calar-se torna-se um ato de inteligência.

O que é silêncio na filosofia?

Sendo assim, podemos dizer que o silêncio em certos momentos é presença como também há momentos em que ele é ausência. Contudo o silêncio, ele, não é somente nada, ele é claramente uma ausência: espera-se alguma coisa que não está aí. Não há nada a ouvir. O silêncio, portanto, é forçosamente ausência de alguma coisa.

Como praticar o silêncio?

São várias atividades que podemos incluir na nossa rotina e que nos ajudam a exercitar o silêncio. Com por exemplo: a meditação, a oração, a reflexão ou a gratidão. Todas elas servem para relaxar o corpo e a mente. Acalmar o espírito e reforçar a presença total no momento presente.

Como fazer um voto de silêncio?

Tenha sempre em mãos algumas notas adesivas ou um pequeno caderno de anotações, junto a um lápis ou uma caneta, para usar durante o dia de silêncio. Dessa forma, você pode escrever rapidamente o pedido de café na lanchonete ou fazer um lembrete de seu voto de silêncio a fim de relembrar o professor.

O significado do silêncio

O silencio pode significar tantas coisas que vão além do simples ficar quieto, como não querer expor o que se sente realmente para não machucar o outro, não saber como dizer algo que desagrada, mas o mais importante aqui é deixar claro que quando o outro não responde as nossas indagações também é uma forma de dizer algo.

O silêncio também pode ser sim, pode ser não, e muitas vezes essa forma de ficar quieto deveria ser entendida melhor, pois ficamos em busca de palavras quando na verdade o silencio já diz tudo o que precisamos saber, não é mesmo?

Desta forma precisamos refletir sobre o que estamos procurando – que verdade é essa que queremos tanto ouvir que precisa ser reforçada pelas palavras do outro? Podemos pensar que ao ouvir será mais fácil tomar uma decisão, porém o que se procura é uma dor maior muitas vezes, como se somente desta forma terá coragem para tomar uma atitude.




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search